domingo, 30 de agosto de 2009

CMMI

Em outro post, apresentei os conceitos sobre os Modelos de Qualidade de Software, inclusive, citei alguns existentes mais contemporâneos, aplicados hoje em dia.


Para relembrar, a Qualidade de Software pode ser compreendida como a capacidade, componente ou processo satisfazer determinados requisitos, visando atender às necessidades e expectativas dos usuários (IEEE, 1990).


Além disso, a Qualidade de Software abrange tanto a qualidade de produto quanto de processo de software (KALAIMAGAL; Srinivasan, 2008).


Existem fatores que afetam a Qualidade de Software que podem ser medidos para buscar atingir um patamar de qualidade.


Em razão disso, foram criados modelos de maturidade de software que visam atender as necessidades de qualidade de produto e processo de software, dentre eles o CMMI que iremos discutir a seguir.


O CMMI é um modelo de qualidade baseado em processos de melhoria e trata-se de uma evolução de outros modelos como o CMM. Ele descreve características de processos eficazes e fornece às organizações os elementos essenciais para criar processos eficazes. Pode ser aplicado na orientação do processo de melhoria através de um projeto, uma divisão ou ser aplicado numa organização inteira (SEI, 2007).


O CMMI pode ser utilizado em atividades do processo de melhoria provendo:


-Uma coleção de melhores práticas a serem seguidas;


-Um framework para organizar e priorizar as atividades;


-Suporte necessário para coordenação de atividades multidisciplinares que podem ser necessárias para a construção de um projeto com sucesso;


-Meios de destacar e alinhar os objetivos do processo de melhoria organizacional com os objetivos da empresa;


O CMMI é dividido em níveis de maturidade, conforme FIGURA 1. Porém, em cada nível, existem subdivisões em áreas de processo, com exceção do primeiro nível (SEI, 2007).


Cada área de processo corresponde a um conjunto de atividades que, tomadas em conjunto, permite alcançar uma série de objetivos importantes para se obter uma melhoria do processo (SEI, 2007). Ver FIGURA 2.



FIGURA 1 - Níveis de Maturidade do CMMI (CITS, 2009)

FIGURA 2 - Categorias de Processos do CMMI (CITS, 2009)

Um comentário:

  1. Boa tarde Marcelo,

    material relevante pois trá tópicos que nos mostram o que está por detrás de um sistema seguro, robusto e confiável.

    Descrevendo as técnicas já existentes e estudadas para se chegar o mais próximo da excelência.

    Thiago Corrêa

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